Brasileiro é preso por acidente de trânsito com fuga em Gifu

Publicado em 18/12/2024
Por Eduardo Rodrigues

As previsões indicam a possibilidade de neve nas áreas planas da região Kanto, incluindo o centro de Tóquio e Yokohama (Kanagawa), na noite desta quarta-feira (18), informou o serviço de meteorologia Weathernews.

Caso isso ocorra, será a primeira neve registrada nesta temporada.

A queda de neve pode ser causada pela formação de uma linha de cisalhamento, que resulta do encontro de ventos vindos do norte e do oeste sobre o mar a leste de Kanto.

Essa linha se deslocará para o sul, e sua interação com o avanço de ar frio intenso e a aproximação de um vale de baixa pressão criará condições favoráveis para a ocorrência de chuvas e neve.

As áreas mais afetadas devem ser as regiões sul de Kanto, como a província de Chiba, onde a cobertura de nuvens será maior. No entanto, nuvens mais leves também podem se espalhar por Tóquio e Kanagawa. Com a queda nas temperaturas noturnas, que devem ficar abaixo de 5ºC, há chances de neve em pontos isolados.

A previsão indica que, mesmo onde a neve ou chuva ocorrer, será de forma temporária e com intensidade fraca, sem acúmulo significativo.

Até a manhã de quinta-feira (19), o tempo deve se estabilizar, com o retorno do céu claro e típico do inverno na região.

No sábado (21), a influência de uma baixa pressão pode trazer chuva ou neve nas áreas costeiras, mas de forma leve e breve, sem volumes significativos para umidificar o ar.

A partir de domingo (22), o céu claro típico do inverno retorna, mantendo o clima seco. Devido à baixa umidade, há maior risco de incêndios, exigindo cautela no manuseio de fogo. Além disso, é recomendável atenção à saúde da pele e à prevenção de doenças respiratórias.

Neve em outras partes do Japão
Devido à forte massa de ar frio, a atmosfera está muito instável principalmente ao longo da costa do Mar do Japão, com previsão de neve em áreas montanhosas até quinta-feira, informou a emissora NHK.

A Agência Meteorológica do Japão alerta para possíveis impactos no trânsito, quedas de energia causadas por acúmulo de neve, e o risco de avalanches. Há também o perigo de raios, tornados e ventos fortes.

Entre as 8h e 11h da manhã desta quarta-feira, foram registrados acumulados de neve significativos em locais como Myoko (Niigata) com 11 cm, Otari (Nagano) com 10 cm, e Obanazawa (Yamagata) com 8 cm. Em Niigata, chuvas contínuas levaram à emissão de alertas para deslizamentos de terra.

Até a manhã de quinta-feira, é esperada neve intensa em áreas montanhosas, com acumulação prevista de até 40 cm em Niigata e na região de Chugoku (Hiroshima, Okayama, Shimane, Tottori e Yamaguchi), 30 cm no litoral do Mar do Japão em Tohoku (Akita, Aomori, Fukushima, Iwate, Miyagi e Yamagata), Hokuriku (Fukui, Toyama, Ishikawa e Niigata) e Kinki (Hyogo e Quioto), 20 cm em Yamaguchi, 10 cm em Shikoku (Ehime, Kagawa, Kochi e Tokushima) e 5 cm no norte de Kyushu (Fukuoka, Nagasaki, Oita e Saga).

Em algumas áreas baixas, há previsão de chuva forte e possibilidade de neve, como na região de Sanin (norte de Chugoku).

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados