Pesquisa mostra que 65% das empresas japonesas contratam trabalhadores estrangeiros

Publicado em 31/12/2024
Por Silvio Mori

Uma recente pesquisa mostrou que 65% das empresas no Japão, empregam trabalhadores estrangeiros para resolver a escassez de mão de obra.

O questionário de resposta múltipla, 56,8% das empresas disseram que os trabalhadores estrangeiros são contratados com a expectativa de que terão um desempenho tão bom ou melhor que o dos funcionários japoneses, enquanto 18,5% citaram esforços para promover a diversidade, disse a pesquisa do Ministério do Trabalho.

A pesquisa foi a primeira realizada pelo ministério sobre emprego e recrutamento de trabalhadores estrangeiros, com o número continuando a aumentar em meio ao envelhecimento e declínio da população japonesa.

Serviços de colocação profissional

A pesquisa foi realizada em outubro e novembro de 2023, com empresas e autônomos que possuem cinco ou mais trabalhadores estrangeiros, recebeu respostas de 3.534 empresas e 11.629 trabalhadores.

Questionadas sobre os desafios no local de trabalho, 44,8% das empresas apontaram dificuldades na comunicação com trabalhadores estrangeiros.

A pesquisa também descobriu que 51,5% dos trabalhadores estrangeiros no Japão foram apresentados aos seus empregos por agências ou indivíduos em seus países de origem, enquanto 13,5% conseguiram emprego por meio de agências ou indivíduos no Japão.

Enquanto isso, 82,5% dos trabalhadores estrangeiros disseram que não enfrentaram problemas em seus locais de trabalho.

"Gostaríamos de continuar conduzindo a pesquisa e usá-la como um documento básico para a formulação de políticas", disse uma autoridade do ministério.

Fonte: Kyodo News

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados