A cultura nordestina abrilhanta o Brazilian Day no outro lado do mundo

Publicado em 11 de setembro de 2022
Por Redação

O Brasil é rico em cultura e com inúmeros personagens regionais que conquistaram o país, isso todos nós sabemos, mas já imaginou Maria Bonita e Lampião do outro lado do mundo?

O Brazilian Day Hamamatsu realizado no último final de semana mostrou a multiculturalidade do Brasil para um público estimado em 25 mil pessoas que prestigiaram o evento na cidade “mais brasileira do Japão”. Durante dois dias, artistas brasileiros que residem no Japão, subiram ao palco e mostraram seus talentos cantando, dançando ou interpretando.

 O bom e tradicional forró não poderia faltar, surpresa mesmo foi a presença de Maria Bonita e Lampião, que cantaram e dançaram junto com outra nordestina, Sônia Santos.

Vestidos a caráter, Diego Silva e Ederly Watanabe interpretam o casal mais conhecido do nordeste brasileiro, por onde eles passam despertam a curiosidade dos japoneses e a alegria nos conterrâneos. Para quem está no Japão há muitos anos, tudo que remete a “terrinha”, meche com os sentimentos, envolve a distância e a saudade de uma país conhecido pelo calor humano.

Diego Silva, 45 anos, natural de Bom Jesus (PE), não nega as origens e diariamente enaltece a cultura nordestina através de rádio web. Casou-se com uma descendente que conheceu num baile de forró em São Pauo e migrou para o Japão, onde está há 22 anos e desde 2000 divulga a cultura nordestina pelos quatro cantos do país.

“Comecei vestido de Luiz Gonzaga, há dois anos me visto de Lampião depois de ir atrás das vestimentas. Não dá para negar a origem, eu amo meu nordeste”, declarou Diego.

"Lampião" e a referência japonesa de gratidão e respeito (Foto: Assessoria/ Alex Santos)

A caracterização chama a atenção de todos, mesmo sem entender os japoneses se aproximam espantados e pedem foto, sabem que se trata de algum personagem do Brasil.

“Eles perguntam, querem sabe, é quando eu sofro para responder”, explica em gargalhadas o nordestino.

Se tem Lampião, não pode faltar a Maria Bonita. Ederly Tanabe que veio de Castanhal no Pará, incorporou a personagem e teve sua estreia no Brazilian Day de Hamamatsu.

“Ela (Maria Bonita) da força, da mulher. Pra mim é uma honra poder se vestir como ela aqui no Japão”, disse.

O casal mais famoso do nordeste subiram no palco do Brazilian Day de Hamamatsu e cantaram e encantaram o público, junto com Sônia Santos. O estilo contagiante do forró colocou os casais para dançar, uma alegria a parte do público presente no evento, que reuniu mais de 25 mil pessoas em dois dias de festa.

Maria Bonita e Lampião made in Japan . no Braazilian Day de Hamamatsu (Foto: Assessoria / Divulgação)

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados