As melhores fotografias do concurso “Um Olhar sobre a Comunidade Brasileira no Japão” estão no álbum lançado pelo Consulado do Brasil de Hamamatsu, província de Shizuoka. A foto vencedora ilustra a capa do catálogo que conta com 40 páginas e traz 45 fotos, entre elas as três vencedoras, que disputaram o prêmio principal de 100 mil ienes em dinheiro.
O concurso foi uma iniciativa do Consulado-Geral de Hamamatsu, com objetivos de propiciar à comunidade brasileira a oportunidade de lançar mão de sua verve artística e registrar, em fotografia, a vida, os sonhos e as conquistas de seus integrantes neste país.
Kiyama Marinho, residente em Hamamatsu, teve três fotos selecionadas para o álbum. Para ele foi uma surpresa ao ver os seus registros publicados. “Estou feliz por ter três fotos minhas selecionadas em ter 300 e poucas fotos. Só faço por gostar de fotografar meu filho, não é nada profissional”, disse.
Durante a cerimonia de apresentação, o cônsul do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia, reafirmou seus compromissos com os artistas brasileiros residentes no Japão e de fomentar a participação ativa da comunidade brasileira residente na província de Shizuoka em atividades de divulgação da cultura e da arte brasileiras.
Os três primeiros colocados do concurso foram:
1º Oração para o Hexa – Marcel kato
2º Em busca do Sonho – Matheus Shimogaki Gregório Antunes
3º Trajetória de um imigrante no Japão – Hidek Sugeno
O concurso teve como jurado os fotógrafos: Matsuo Sato, Eduardo Furi e Junior Maeda.