Nobuyo Oyama, a dubladora do famoso personagem de anime japonês "Doraemon", faleceu no dia 29 de setembro, aos 90 anos. A morte foi divulgada somente nesta sexta-feira (11) e segundo sua agência foi por causas naturais.
Natural de Tóquio, Oyama teve uma carreira de sucesso como dubladora depois de se formar na escola de atuação Haiyuza. Ela começou dublando um drama estrangeiro antes de se dedicar a vários papéis em animes, incluindo a voz original de Katsuo Isono em "Sazae-san", o programa de TV animado mais antigo do mundo.
Mas foi sua interpretação de Doraemon, de 1979 a 2005 na série de TV Asahi, que se tornou seu papel mais icônico. Elogiada pela criadora original Fujiko F. Fujio como "exatamente como Doraemon deveria soar", sua famosa fala "Boku Doraemon", que significa "Eu sou Doraemon", foi imitada por crianças de várias gerações.
Em 2006, ela lançou uma autobiografia intitulada "Boku Doraemon deshita" (Eu era Doraemon), que foi um sucesso.
Além de aparecer em dramas e filmes de ação ao vivo, Oyama também foi diretor de uma escola de dublagem em 2007 e frequentemente aparecia em programas de culinária. Um livro de receitas que ela escreveu em coautoria com seu falecido marido, o ator Keisuke Sagawa, se tornou um best-seller.
"A voz gentil e reconfortante da Sra. Nobuyo Oyama tocou os corações de crianças ao redor do mundo, entregando sonhos e esperança. Expressamos nossa profunda gratidão por suas imensas contribuições e oferecemos nossas sinceras orações para que ela descanse em paz", disse a rede de televisão em um comunicado.
Além de lutar contra o câncer colorretal e um derrame, Oyama também revelou em 2015 que sofria de demência.
Sua colega de elenco Noriko Ohara, que dublou Nobita Nobi na série Doraemon, morreu em julho deste ano.