Cinco dias se passaram e seguem buscas pelo helicóptero caído em Okinawa

Publicado em 12 de abril de 2023
Por Eduardo Rodrigues
Desde a última quinta o helicóptero militar segue desaparecido após cair no mar próximo a Ilha Miyako. Não se sabe como aconteceu e se tem envolvimento da China no meio.

Desde que o helicóptero das Forças de Autodefesa caiu, as autoridades continuam buscando por destroços e corpos de vítimas, mas até agora poucas coisas ou então nada de relevante foi encontrado.

O helicóptero com 10 pessoas a bordo caiu nas proximidades da Ilha Miyako, na província de Okinawa na última quinta, dia 6. A SDF afirma que a topografia do mar possui recifes e corais, dificultando o trabalho das buscas.

Na busca realizada nesta terça, dia 11, as autoridades usaram varredores de minas e outros equipamentos equipados com sistemas de detecção por sonar, pois acredita-se que a aeronave possa ter afundado após a queda.

A profundidade da água ao redor do local é de até 200 metros, e se o sonar detecta um objeto de determinado tamanho, ele está sendo verificado usando submersíveis não tripulados e outros equipamentos.

O Ministério da Defesa informou que tais reações foram encontradas em mais de várias dezenas de locais na busca até agora, mas quando verificadas, são em sua maioria recifes de coral e rochas, e a topografia do fundo do mar dificulta a busca debaixo d'água.

Em uma coletiva de imprensa em 11 de novembro, o chefe de pessoal superior da Força Marítima de Autodefesa, Ryo Sakai, disse: "O terreno subaquático e outros fatores são complexos, e tudo que é detectado por sonar é verificado por dispositivos submersíveis não tripulados, por isso está levando tempo, mas faremos todos os esforços para garantir que a aeronave seja detectada".

As Forças de Auto-Defesa, juntamente com a Guarda Costeira, estão realizando uma busca em 12 de dezembro para apressar a descoberta da tripulação.

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados