De festas de aniversário a grandes shows no Japão: o casal que largou a rotina de fábrica para investir em produtora de eventos

Publicado em 01/05/2024
Por Redação

“Ele sempre acreditou que a luz dava vida a decoração, e essa parte foi o maior investimento que fizemos.” 

Nos bastidores do Summit Japan – BR “Compartilhando Conhecimentos”, no Pátio Chiryu, em Aichi, dezenas de pessoas estavam correndo para entregar um grande evento para a comunidade brasileira. Na coxia, uma enorme mesa de controle de várias câmeras e iluminações do palco.

Irlene Martins cuida com carinho cada detalhe da decoração dos eventos.

Mais ao fundo, nos corredores, Irlene Martins (45 anos), carregava um ramo de flores artificiais de sakura, enquanto conversava com uma de suas funcionárias sobre a decoração da coletiva de imprensa com a atriz Danni Suzuki que aconteceria na tarde daquele domingo.

Morando no Japão há mais de 20 anos, Irlene e seu marido, o artista plástico Paulo Neo (54 anos), são os donos da NF Production e NeoFest, uma produtora de eventos que nasceu de um sonho de investir no ramo, porém no Brasil. Antes do investimento, Irlene lembra da rotina exaustiva da fábrica e mesmo assim, ainda conseguiam conciliar com a organização de festas de aniversário para amigos conhecidos.

Quando pessoas desconhecidas passaram a buscar pelos serviços, Paulo saiu da fábrica e conversou com a esposa “ou a gente foca nisso para fazer coisa boa e de qualidade, ou a gente para e volta para a fábrica.”

Paulo Neo usa todo seu conhecimento para produção de cenários, conforme o pedido do cliente.

“Para que possamos fazer uma coisa boa e com qualidade para as pessoas, temos que investir; ou seja, usar o dinheiro que está guardado no banco. O dinheiro que estamos guardando para voltar ao Brasil e montarmos um negócio lá, temos que usar esse dinheiro para comprar coisas boas para os clientes e oferecer qualidade.”, afirmou o artista plástico na época.

Em uma conversa descontraída, Irlene aos risos relembrou o risco, mas concordou em se manter ao lado do marido e transformar o projeto em negócio no Japão. “Eu falei: vamos arriscar! Ele foi ao banco e tirou todo o dinheiro; investiu em estrutura e iluminação. Ele sempre acreditou que a luz dava vida a decoração, e essa parte foi o maior investimento que fizemos.”  

NF Production e NeoFest

Há 15 anos no mercado, o primeiro nome da marca foi NeoFest, como empresa especializada em decoração para festas de aniversários e casamentos. Após os destaques, feedbacks positivos e investimento nos equipamentos de qualidade, nasceu a extensão NF Production. Juntas são a combinação de uma empresa que trabalha desde a parte organizacional e decorativa de um evento à estruturação de grande porte.

Proprietário da marca e artista plástico, Paulo já trabalhava com eventos no Brasil. O profissional fazia parte das empresas responsáveis pelas alegorias carnavalescas dos desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro, festival de Boi Bumba de Parintins e demais eventos.

“Quando ele veio para o Japão, ele trouxe essa cultura e adaptou para festas de aniversário, pois era um setor de eventos que estava em falta no Japão. Naquela época, os painéis eram pintados à mão.”, relembra Irlene.

O casal afirma que antes a barreira linguística era um desafio para conseguir manter uma empresa de eventos no Japão, mas hoje, com ajuda de intérpretes para vários idiomas, eles conseguem pegar a ideia do cliente e transformar a visão de um evento perfeito em realidade. Atualmente a marca possui uma carteira diversificada de clientes e de vários países, além do Brasil e Japão.

No geral, o casal estima que produzem cerca de 500 eventos por ano. Alguns eventos de grande porte que a empresa foi responsável: o festival brasileiro Brazilian Day, Carnaval de Asakusa, Summer Fest, Summit Japan – BR “Compartilhando Conhecimentos”, eventos internacionais para as comunidades da Filipinas, do Peru, do Nepal, entre outros. No próximo dia 4 de maio eles estarão em mais um evento, desta vez no show do cantor brasileiro Thiaguinho, que acontece em Yamanashi.

Por: Gienyfer Sayuri

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados