Tokyo - Uma estátua de bronze do icônico personagem de mangá japonês Doraemon foi inaugurada no dia primeiro de dezembro, no distrito de Shibuya, em Tóquio.
A cerimônia de inauguração foi realizada no aniversário do criador da história em quadrinhos Fujiko F. Fujio (1933-1996), com a obra intitulada "A Porta de Doraemon para o Futuro" também apresentando o famoso dispositivo de teletransporte Anywhere Door do personagem.
A estátua, instalada no telhado do complexo do Parque Miyashita, marca os 50º aniversário da publicação da série de quadrinhos do personagem e foi criada por uma produtora fundada pelo artista de mangá e doada ao bairro de Shibuya.
O trabalho apresenta 11 personagens populares criados por Fujiko, incluindo das séries "Perman" e "Kiteretsu Daihyakka", bem como sete dispositivos de "Doraemon".
De acordo com a Agência Kyodo News, a estátua tem 3,921 metros de altura, invertendo as cifras da altura fictícia de Doraemon, de 1.293 metros, segundo o organizador da cerimônia.
"O trabalho tem um design animado. Quero que as crianças vejam sonhos e esperanças no futuro", disse Kazuhiko Akatsu, presidente da Fujiko Pro Co.
A série de quadrinhos "Doraemon" começou em uma revista infantil em janeiro de 1970 e completou 50 anos no ano passado, mas a instalação da estátua foi adiada devido à pandemia do coronavírus.
No entanto, a pandemia também levou a um interesse renovado pela série, com seu primeiro volume de mangá registrando vendas de mais de 11.000 cópias em março de 2020, um recorde de um mês para o século 21 e parte das vendas gerais de mais de 5 milhões de cópias de publicações com Doraemon nos 12 meses encerrados em novembro do ano passado.