A cerimônia de abertura do Focus Brasil Japão 2022 aconteceu na noite desta terça-feira (1/11), em Tóquio. Os convidados foram recepcionados com um coquetel e apresentação musical da cantora Mariana, na Embaixada do Brasil. Para dar início a 11ª edição do evento, que premia as empresas e personalidades que difundem o Brasil no Japão, foi aberta também a Expoart Brasil – Tóquio.
O anfitrião do evento, Mario Makuda, relembrou os eventos anteriores realizados de forma virtual devido a pandemia e a emoção de poder novamente reunir os melhores do ano presencialmente.
“Agradeço imensamente a todas empresas que acreditam na importância de um evento como o Focus Brasil. Estavam com saudades de poder ver todos reunidos, principalmente aqueles que mostram o melhor do Brasil”, disse.
A vice-presidente da Fundação Focus Brasil, Andrea Vianna, relembrou os 25 anos de existência do evento e agradeceu o empenho da organização do evento no Japão. O presidente e idealizador do Focus Brasil, Carlos Borges, participou de forma virtual com uma mensagem em vídeo aos participantes.
O Embaixador Octávio Côrtes relembrou sua participação no primeiro Focus Brasil no Japão, a alegria de poder novamente celebrar um evento de tamanha importância de forma presencial e a fora da comunidade brasileira no país.
“Estou muito orgulhoso de participar dessa cerimônia, porque 11 anos atrás, eu e Patrícia estávamos aqui, quando houve a primeira edição do Focus Brasil, não foi aqui na Embaixada, mas mostra a ligação pessoal que nós temos com o Japão”, disse.
Homenagem à Zico
O grande craque do futebol brasileiro, Arthur Antunes Coimbra, foi o homenageado desta edição com o Troféu Lifetime Achievement Award. Zico que tem o nome cravado no futebol brasileiro e japonês, sendo reconhecido em todo o país pelos seu trabalho, dedicação e conquistas no Japão, principalmente no time Kashima Antlers.
Emocionado, o esportista agradeceu o prêmio e lembrou do momento histórico que teve recente, de carregar a tocha olímpica no Japão. “Eu sou descendente de portugueses, mas minha segunda nacionalidade é japonesa. Eu carreguei a tocha aqui no Japão o que foi negado no meu país, essa gratidão foi ter pelo resto da vida. Você não sabe o que é ser um estrangeiro aqui e receber esse tipo de homenagem. A gente está nesta vida de passagem e enquanto eu estiver vivo, o Japão estará na minha vida”, discursou.
O “Galinho de Quintino” encerrou seu discurso desejando vida longa ao Focus Brasil.
“Que venham outros 25 anos de Focus Brasil, que representa aqueles que trabalham em sua modalidade, que melhor representa o Brasil em sua qualidade”, finalizou.
O evento segue com a abertura da Expoart Brasil em Shiga-Ken, nesta quarta-feira (2/11) e no sábado (5/11) com palestras e depoimentos no Painel “De Olho no Futuro – Educação, Profissionalização e Exemplos de Sucesso”. A noite a premiação do Focus Brasil Business Awards. Mais informações no site https://focusbrasil.org/japao.