Um grande e poderoso tufão atingiu a região de Kyushu, no sudoeste do Japão, causando estragos em várias cidades. A agência meteorológica emitiu um alerta sobre ventos e ondas sem precedentes e pedindo o mais alto nível de cautela.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o tufão Nanmadol segue lentamente para o norte sobre Kyushu depois de atingir a província de Kagoshima e pode viajar ao longo da ilha principal de Honshu (região central do país9 nos próximos dias. Vários trens e voos foram cancelados.
A agência emitiu um alerta especial de tufão para Kagoshima na noite de sábado, para a província de Miyazaki informou sobre faixas lineares de chuva com mais de 400 milímetros de precipitação registrada em algumas áreas nas 24 horas até a tarde de domingo.
As regiões de Shikoku, Chugoku e Kinki, no oeste do Japão, podem ser atingidas com forte chuva até a manhã de segunda-feira, alertou a agência.
Isso marca a primeira vez que a agência emitiu um alerta especial de tufão para uma área além da província de Okinawa.
Embora o tufão, o 14º desta temporada, tenha enfraquecido ligeiramente às 3h de domingo, ainda havia a possibilidade de rajadas máximas de cerca de 250 quilômetros por hora. Em Yakushima, na província de Kagoshima, ventos de até 183,24 km/h foram registrados na manhã de domingo.
O primeiro-ministro Fumio Kishida pediu que as pessoas no Japão evacuem imediatamente se "sentirem o menor perigo" quando participou de uma reunião com ministros e altos funcionários encarregados de responder ao perigoso tufão.
Kishida também ordenou que os funcionários "tomassem todas as medidas possíveis para garantir a segurança das pessoas com um senso de urgência".
As prefeituras de Fukuoka, Kumamoto, Miyazaki e Nagasaki seguiram o exemplo de Kagoshima e aplicaram a lei de socorro em desastres a todos os seus municípios. Isso permitirá que eles recebam apoio dos governos locais e centrais.
O tufão, que tinha uma pressão atmosférica de 935 hectopascais em seu centro, está se movendo a 20 km/h e deve se curvar para o leste depois de atingir o norte de Kyushu e atravessar o principal arquipélago do Japão.
A agência disse que Shikoku pode ver até 500 mm de chuva nas 24 horas até a noite de segunda-feira.
Depois que muitos voos conectando Kyushu e outras áreas do Japão, bem como parte dos serviços de trem na região sudoeste, foram cancelados no sábado devido à aproximação do tufão, a West Japan Railway Co. Estações de Hakata na segunda-feira.
A empresa ferroviária disse que também reduzirá o número de trens-bala que operam entre Osaka e Hiroshima até por volta das 14h de segunda-feira e suspenderá os serviços em sequência entre as duas principais cidades.
Enquanto isso, a Central Japan Railway Co. disse que todos os trens-bala Tokaido Shinkansen entre Osaka e Nagoya serão cancelados a partir da tarde de segunda-feira ao longo do dia. Também reduzirá drasticamente o número de trens entre Nagoya e Tóquio.