O governo do Japão vai colocar em vigor medidas especiais em relação a estrangeiros que tenham sido afetados pelo terremoto da província de Ishikawa.
A Agência de Serviços de Imigração passará a receber solicitações de prorrogação do período de permanência de estrangeiros nestas condições que estejam com o visto vencido.
O órgão informa que as medidas especiais vão permanecer em vigor ‘por algum tempo’. Os interessados devem entrar em contato com a sucursal regional de imigração mais próxima ou com o setor de imigração do governo da província para obter mais informações.
Quanto a estrangeiros que tenham sido deslocados temporariamente do seu endereço permanente ou que não tenham tido escolha a não ser se transferir para outras áreas, as solicitações serão recebidas no guichê de imigração mais próximo do local em que o indivíduo se encontre atualmente.
O Ministério da Justiça estima que, no total, mais de 72 mil estrangeiros residam nas quatro províncias mais afetadas. São mais de 17 mil na província de Ishikawa; mais de 20 mil na de Toyama; mais de 19 mil na de Niigata; e mais de 16 mil na província de Fukui.