Na quinta-feira (5), um helicóptero militar dos EUA com três tripulantes a bordo fez um pouso de emergência em uma praia de Chigasaki, em Kanagawa, perto de Tóquio. De acordo com a Marinha dos EUA, não houve feridos durante o incidente.
O pouso ocorreu por volta das 11h05, como uma medida de precaução após a aeronave detectar irregularidades, informou a Marinha dos EUA. O helicóptero pertence à base americana de Atsugi, também localizada em Kanagawa, segundo informações do Ministério da Defesa do Japão.
Após permanecer no local por algumas horas, o helicóptero decolou da praia às 15h05 e retornou em segurança à base aproximadamente 10 minutos depois, conforme relatado por um oficial de relações públicas da Naval Air Facility Atsugi. No entanto, mais detalhes sobre a causa das irregularidades não foram fornecidos, já que o incidente ainda está sob investigação.
O Ministro da Defesa japonês, Gen Nakatani, declarou à imprensa que solicitará às Forças Armadas dos EUA que garantam uma gestão de segurança mais rigorosa. Além disso, o ministério enviou um representante para coletar mais informações no local, que fica cerca de 1,6 quilômetros a sudeste da estação JR Chigasaki.
Este incidente ocorre após um outro pouso de emergência envolvendo um helicóptero da Marinha dos EUA em um campo de arroz em Ebina, também na província de Kanagawa, em agosto deste ano.