Japão intensifica esforços para ajudar refugiados com animais de estimação

Publicado em 11 de abril de 2021
Por Silvio Mori

Tokyo - O governo visa facilitar a evacuação das pessoas de suas casas com seus animais de estimação em um desastre natural, garantindo que tenham informações sobre para onde ir.

O Ministério do Meio Ambiente está preparando uma lista de verificação para os governos locais com o objetivo de tornar mais fácil para os donos de animais descobrir quais abrigos aceitam cães, gatos e outros animais de estimação, disseram as autoridades.

Em grandes desastres naturais anteriores no Japão, incluindo poderosos terremotos que atingiram a prefeitura de Kumamoto e seus arredores em 2016, algumas pessoas foram forçadas a permanecer em seus carros depois de serem proibidas de entrar em abrigos porque estavam acompanhadas de seus animais de estimação.

Mesmo quando aceitos por abrigos, os donos de animais de estimação costumam ter problemas com outros refugiados por causa do barulho feito por seus animais.

O ministério instruirá os operadores de abrigos a garantir que tenham diretrizes claras para lidar com evacuados com animais de estimação, levando em consideração questões anteriores.

Na lista de verificação, o ministério perguntará às autoridades locais se eles disponibilizaram informações sobre quais abrigos aceitam animais de estimação, bem como se eles têm um procedimento definido a seguir quando os donos de animais chegam a abrigos que não podem aceitar animais.

O ministério também verificará se os municípios trabalharam com associações veterinárias locais e organizações de bem-estar animal para apoiar os donos de animais em tempos de desastre, disseram as autoridades.

Alguns especialistas em desastres apontam que a falta de coordenação entre as seções de bem-estar animal e gestão de desastres dos governos locais está prejudicando os esforços das autoridades para agilizar as medidas de evacuação de pessoas com animais de estimação.

Nesse contexto, o ministério também planeja realizar exercícios de evacuação envolvendo animais de estimação e seus donos em cerca de três locais no ano fiscal de 2021, começando em abril.

Os donos de animais de estimação no Japão são frequentemente forçados a escolher entre ficar para trás com seus animais ou evacuar para um abrigo sem eles.

No terremoto e tsunami de 2011 que devastou o nordeste do Japão, cães e gatos deixados por seus donos se perderam em florestas e montanhas, causando problemas para as autoridades locais.

Em 2013, o ministério recomendou que os donos de animais de estimação evacuassem seus animais enquanto pedia aos governos locais que desenvolvessem diretrizes para as operações de abrigo de evacuação, incluindo como lidar com animais de estimação.

No entanto, os governos locais têm demorado a responder, e o que fazer com os animais de estimação continua sendo um problema em um grande desastre, disseram as autoridades.

Quando um poderoso tufão se aproximou de Nagasaki em setembro do ano passado, o governo da cidade foi inundado com perguntas sobre se os abrigos de evacuação aceitariam animais de estimação.

Como a cidade não tinha diretrizes claras, as respostas variaram dependendo dos abrigos, disse.

"Tornar possível a evacuação dos animais de estimação também ajudaria a proteger a vida de seus donos", disse um funcionário do ministério. “É preciso que cada prefeitura tome a iniciativa e prossiga com os preparativos junto com os moradores”.

Com informações Kyodo News

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados