Nas últimas semanas, moradores de diversas regiões de Tóquio relataram avistamentos frequentes de um macaco que aparentemente não possui a ponta da pata esquerda. No dia 10 de outubro, o macaco foi visto na cidade de Fuchu, no Museu de História Local de Fuchu, localizado às margens do rio Tama.
Um curador do museu conseguiu registrar imagens do animal, que foi visto subindo em prateleiras e, em alguns momentos, agindo de forma ameaçadora. De acordo com o curador, o macaco teria mastigado alguns enfeites de algas marinhas que estavam expostos em uma das instalações do local. "Era do tamanho de uma criança pequena e parecia estar em boas condições de saúde. Felizmente, não houve danos aos visitantes, pois o museu estava aberto no momento", comentou o curador.
Desde o início de outubro, o macaco já foi avistado em várias localidades, como Itabashi, Nerima e Musashino. As autoridades de Fuchu pedem à população que, caso aviste o animal, evite se aproximar, não o provoque e tente não fazer contato visual. A recomendação é se afastar lentamente para evitar qualquer incidente.