Em meio a uma série ocorrência de ursos na província, em Minakami houve uma série de avistamentos perto da escola primária, e a escola começou a tomar providências, inclusive vigiando as crianças no caminho da escola.
De acordo com a cidade, oito avistamentos de ursos foram registrados nas proximidades da ponte Yokobuki, no distrito de Yubara, desde o mês passado até o dia 22.
De acordo com o clube de caça local, os ursos negros vivem nessa área e um urso adulto pode atingir até 1,30 metro de comprimento.
Um homem local que disse ter visto o urso disse: 'O urso saiu para o campo e eu o afugentei com o som de fogos de artifício. Ele não parecia ter muito medo das pessoas".
Em resposta a uma série de avistamentos de ursos, este mês professores, funcionários e voluntários locais da Escola Primária Mizukami, perto da Ponte Yokobuki, começaram a vigiar as crianças no caminho de ida e volta para a escola.
A escola está pedindo às crianças que não vão e voltam da escola sozinhas e também tomou medidas como fazê-las carregar sinos para protegê-las dos ursos.
A diretora da Escola Primária Mizukami, Utako Abe, disse: "Houve relatos de avistamentos de ursos perto da escola primária e estamos preocupados. Esperamos que os ursos desapareçam o mais rápido possível e continuaremos a tomar várias medidas para a segurança das crianças.
Os ursos se tornam mais ativos após a hibernação nos próximos meses, portanto, é necessário cuidado extra.
De acordo com o governo da província, houve 473 relatos de avistamentos de ursos no ano passado, dos quais 377, ou 80%, foram registrados entre maio e agosto.
Também neste ano, desde o início deste mês, houve relatos de ursos em Maebashi, Numata, Minakami, Naganohara e em muitas cidades gunmanesas. Os ursos se tornam mais ativos da primavera ao outono, e os avistamentos aumentam não apenas nas montanhas, mas também em terras agrícolas e vilarejos.
A prefeitura pede que as pessoas entrem em contato com as prefeituras locais e com a polícia se virem um urso. Se um urso for avistado, faça um barulho para alertar as pessoas sobre sua presença, caso haja um encontro.
A Divisão de Meio Ambiente Natural da prefeitura sugere que, ao caminhar perto de montanhas ou em áreas onde houve relatos de avistamentos de ursos, é eficaz fazer barulho carregando um sino de urso ou um rádio para alertar as pessoas de sua presença.
Se você encontrar um urso, é importante não se aproximar dele e sair silenciosamente sem dar as costas para ele.
Para manter os ursos longe das habitações humanas, recomenda-se também que não deixem restos de comida com odor forte do lado de fora.