Meteorologistas do Weathernews preveem a possibilidade de neve nas áreas planas da região de Kanto, incluindo Tóquio e Yokohama, na noite desta quarta-feira (18). Se confirmada, será a primeira neve da temporada na região.
A ocorrência da neve será causada por uma linha de cisalhamento – formada pelo encontro de ventos vindos do norte e do oeste sobre o mar a leste de Kanto – em combinação com o avanço de ar frio intenso e a chegada de um vale de baixa pressão.
As regiões mais afetadas devem incluir o sul de Kanto, como a província de Chiba, onde a cobertura de nuvens será maior. Em Tóquio e Kanagawa, nuvens mais leves podem trazer neve esporádica, especialmente com as temperaturas noturnas caindo para abaixo de 5ºC.
Mesmo nas áreas onde a neve ou chuva ocorrer, a previsão indica que será de forma leve e temporária, sem acúmulo significativo. O clima deve se estabilizar até a manhã de quinta-feira (19), com o retorno de céu claro típico do inverno.
Previsão para os Próximos Dias
No sábado (21), outra baixa pressão pode trazer chuva ou neve leve às áreas costeiras de Kanto, mas sem volumes significativos. A partir de domingo (22), o céu claro deve predominar, mantendo o clima seco característico do inverno.
Meteorologistas alertam para o risco de incêndios devido à baixa umidade e recomendam cuidados com a saúde da pele e prevenção de doenças respiratórias.
Nevascas em Regiões Montanhosas do Japão
Enquanto o sul de Kanto pode enfrentar neve leve, outras partes do Japão lidam com condições mais severas devido à influência de uma forte massa de ar frio.
Impactos da Neve no Mar do Japão
A costa do Mar do Japão enfrenta uma atmosfera instável, com previsão de neve intensa em áreas montanhosas até quinta-feira. A Agência Meteorológica do Japão alerta para:
- Transtornos no trânsito;
- Quedas de energia causadas por acúmulo de neve;
- Risco de avalanches, além de raios, tornados e ventos fortes.
Acúmulos de Neve Já Registrados
Entre as 8h e 11h desta quarta-feira (18), acumulados significativos foram registrados:
- 11 cm em Myoko (Niigata);
- 10 cm em Otari (Nagano);
- 8 cm em Obanazawa (Yamagata).
Chuvas contínuas em Niigata levaram à emissão de alertas para deslizamentos de terra.
Previsão de Acúmulo Até Quinta-Feira
- 40 cm: Niigata e região de Chugoku (Hiroshima, Okayama, Shimane, Tottori e Yamaguchi).
- 30 cm: Litoral do Mar do Japão em Tohoku, Hokuriku, e Kinki (Hyogo e Kyoto).
- 20 cm: Yamaguchi.
- 10 cm: Shikoku.
- 5 cm: Norte de Kyushu.
Áreas mais baixas, como Sanin (norte de Chugoku), podem enfrentar chuva forte com possibilidade de neve.