Rakuten oferecerá plano mensal de dados móveis de grande porte por 1.980 ienes

Publicado em 11/04/2021
Por Silvio Mori

Tokyo - A gigante japonesa de comércio eletrônico Rakuten Inc. disse na última sexta-feira(29) que vai oferecer um plano mensal de dados móveis de 20 gigabytes por 1.980 ienes (US $ 19) a partir de abril, o mais barato entre as principais operadoras japonesas, em uma tentativa de atrair assinantes em meio à crescente competição de preços.

O novo plano de serviço segue os anunciados pelos rivais maiores NTT Docomo Inc. e SoftBank Corp. no mês passado, com preço de 2.980 ienes, incluindo chamadas gratuitas ilimitadas de até cinco minutos a partir de março.

A KDDI Corp., operadora da marca "au", disse no início do mês que ofereceria um plano de uso de dados semelhante sem chamadas de voz gratuitas por 2.480 ienes.

A unidade de operadora sem fio da Rakuten, Rakuten Mobile Inc., uma nova entrante no mercado, disse na sexta-feira que apresentará um plano de taxa única em fases em 1º de abril - cobrando nenhuma taxa pelo uso de até 1 gigabyte de dados por mês e 980 ienes pelo uso de dados de até 3 gigabytes.

As novas taxas serão aplicadas automaticamente de acordo com o uso de dados, sem que os assinantes tenham que se inscrever, disse a empresa. As chamadas domésticas serão gratuitas se forem feitas usando um aplicativo Rakuten Mobile, acrescentou.

A unidade também continuará fornecendo uso de dados ilimitado acima de 20 gigabytes por mês, empregando redes 5G ultrarrápidas em algumas áreas, por 2.980 ienes por mês.

"Nossa missão é oferecer os melhores planos de taxas de serviço para todas as pessoas no Japão", disse o presidente e CEO da Rakuten Mobile, Hiroshi Mikitani, em uma entrevista coletiva online.

O novo plano de preços da Rakuten tem como alvo pessoas que usam uma pequena quantidade de dados como parte dos esforços para aumentar o número de seus assinantes.

Uma pesquisa do ministério das telecomunicações mostrou que 49,5 por cento dos usuários assinantes das quatro maiores operadoras do país usam atualmente até 2 gigabytes de dados por mês, enquanto apenas 11,3 por cento consomem dados de 20 gigabytes ou mais.

“Estamos empenhados em oferecer conectividade para aqueles que pensam que as taxas de smartphones são muito caras”, disse Mikitani.

As três principais operadoras de telefonia móvel do Japão anunciaram entre dezembro e janeiro que reduzirão as tarifas para usuários pesados ​​de dados depois que o primeiro-ministro Yoshihide Suga, que assumiu o cargo em setembro, pediu repetidamente que reduzissem as taxas, apontando que cobram muito mais do que empresas em outros países .

O secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, na sexta-feira, deu as boas-vindas à ação de Rakuten. "Entendemos que uma competição em grande escala começou e será benéfica para os assinantes", disse Kato em uma coletiva de imprensa, referindo-se a uma série de anúncios de operadoras de telefonia móvel para cortar suas tarifas.

Em abril do ano passado, a Rakuten começou a oferecer incentivos aos clientes, como um ano de serviço gratuito, quando lançou seu próprio serviço de telefonia móvel 4G completo. A empresa já aceitou mais de 2,2 milhões de inscritos e continuará oferecendo o ano de serviço gratuito até atingir a meta de 3 milhões de clientes, mesmo após o lançamento de seu novo plano de tarifas em abril.

Mikitani disse que a empresa também iniciará um projeto "móvel espacial" para fornecer comunicações sem fio através do Japão via satélite, que não estará sujeito a interrupções causadas por desastres naturais, já em 2023.

A Rakuten entrou pela primeira vez no mercado sem fio em outubro de 2014 como operadora de rede móvel virtual, usando redes de outras operadoras de telefonia móvel.

Com informações Kyodo News

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados