Reality show de namoro entre pessoas do mesmo sexo no Japão tem participação de brasileiro

Publicado em 27/07/2024
Por Redação

A Netflix lançou o primeiro reality show de namoro entre pessoas do mesmo sexo no país, chamado "The Boyfriend" (O namorado, em inglês).  A promessa do programa é de perto a vida de nove homens que vão criar amizades e vivenciar histórias de amor durante o verão japonês.

Em 10 episódios, disponíveis em 190 países desde o dia 9 de julho, os nove homens se reúnem em uma casa de praia de luxo nos arredores de Tóquio. O formato lembra o popular reality show japonês "Terrace House", com participantes educados e bem comportados, supervisionados por um painel de comentaristas joviais.

Os participantes, com idades entre 22 e 36 anos, operam um caminhão de café durante o dia e cozinham juntos à noite, saindo ocasionalmente para encontros.

Diferente dos poucos artistas gays e transgêneros que aparecem na TV japonesa, frequentemente retratados de forma estereotipada, "The Boyfriend" busca retratar relacionamentos homoafetivos de maneira realista. Dai Ota, produtor executivo, explicou que evitou escolher participantes problemáticos, optando por representar a diversidade com membros do elenco de origens sul-coreanas, taiwanesas e multiétnicas. Embora o Japão esteja atrasado em relação aos direitos L.G.B.T.Q., Ota afirmou que o programa não pretende ser uma declaração política ou social direta, mas sim mostrar relacionamentos genuínos.

Entre os programas de namoro queer que estão ganhando espaço globalmente, "The Boyfriend" se destaca por ser o pioneiro no Japão. A série inclui discussões sobre os desafios sociais de ser gay ou bissexual no país. Taiki Takahashi, modelo gay e influenciador que atuou como diretor de elenco, disse ter expectativas e esperanças para o impacto do show. Ele recrutou 50 homens por meio de chamadas em redes sociais, escolhendo deliberadamente pessoas que seriam bem recebidas pelo público, evitando aqueles que se sentiam pressionados a se encaixar em estereótipos.

Presença brasileira

O Nikkei brasileiro Alan Takahashi, 29 anos, residente em Nagoya, está no elenco do reality. Na descrição do programa foi apresentado sua nacionalidade e sua profissão como “empregado em empresa de TI”.

Em um de seus posts, em seu perfil na rede social X, Takahashi agradece o carinho do publico brasileiro, principalmente dos que residem no Brasil. “Meu Deus! Já sinto o carinho do Brasil mesmo estando do outro lado do mundo”, escreveu ele antes da estreia do programa.

Assista ao trailer da 1ª temporada de "The Boyfriend"

Com informações: unseenJapan / TheConversation

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados