A SkyDrive e a Suzuki anunciaram uma parceria na área de veículos voadores em março de 2022 e confirmaram na semana passada que vão produzir carros voadores no próximo ano.
O SkyDrive, criado por ex-engenheiros da Toyota Motor Corp. em 2018, pretende utilizar seus veículos voadores na Exposição Mundial de 2025 em Osaka.
O anúncio ocorre um dia depois que a SkyDrive, uma das principais startups de carros voadores do Japão, revelou no Paris Airshow um plano para mudar o design de seu veículo em desenvolvimento para que ele possa transportar três pessoas em vez de duas.
O novo design, que tem um comprimento total de cerca de 13 metros e uma altura de 3 metros, ampliará o alcance máximo de voo para cerca de 15 quilômetros dos atuais 10 quilômetros.
Os carros voadores são um dos segmentos de mobilidade que mais crescem, com empresas como a Toyota e a Japan Airlines Co. entrando no mercado por meio de startups com capacidade de desenvolvimento. Semelhantes a uma aeronave, esses veículos tem a capacidade de decolar e pousar verticalmente usando vários rotores. Os veículos são normalmente destinados ao transporte de um pequeno número de pessoas, com alguns modelos também equipados para uso em terra.
A SkyDrive abrirá uma subsidiária de produção de propriedade total que montará veículos utilizando a fábrica do grupo Suzuki na província de Shizuoka, no centro do Japão.