Toyota desenvolverá EV avançado em 2026

Publicado em 13 de fevereiro de 2023
Por Redação

O novo presidente da Toyota Motor Corp., Koji Sato, informou que a empresa desenvolverá veículos elétricos de próxima geração em 2026 em um aparente esforço para alcançar seus rivais no exterior, que apostaram no potencial de carros totalmente elétricos anteriormente. .

O novo EV será baseado primeiro em sua marca Lexus de ponta, com um plano de lançar versões totalmente elétricas de outros veículos posteriormente, disse Sato em entrevista coletiva online. 

"Estamos nos preparando para fabricar veículos elétricos a bateria adequados para Toyota e Lexus", disse Sato. "A hora finalmente chegou."

A Toyota, desenvolvedora do Prius, o primeiro veículo híbrido de passageiros produzido em massa no mundo, tem sido vista como relutante em avançar com uma mudança para carros totalmente elétricos.

A empresa disse que a redução de carbono deve ser feita de acordo com as necessidades de cada país, lembrando que os carros híbridos podem ser uma solução melhor em áreas onde os equipamentos de carregamento são escassos ou há uma alta dependência de combustíveis fósseis para produzir eletricidade.

Mas, diante das regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas e da ascensão de rivais mais recentes, como a Tesla Inc., a montadora japonesa aumentou gradualmente seus esforços de EV nos últimos anos, estabelecendo uma meta de vender 3,5 milhões de EVs em 2030.

Embora Sato tenha dito que a estratégia da Toyota de oferecer múltiplas opções aos clientes não mudou, ele enfatizou que a empresa levará mais a sério a fabricação de carros totalmente elétricos.

"As necessidades de veículos elétricos a bateria são realmente altas nos países onde o negócio da Lexus está operando", disse Sato. "A Lexus liderará nosso esforço de veículos elétricos a bateria, mas não é apenas uma questão que preocupa a Lexus."

A Toyota anunciou no mês passado que promoverá Sato, chefe da operação da marca Lexus do grupo automobilístico, a presidente a partir de 1º de abril, substituindo o atual presidente Akio Toyoda, que se tornará presidente.

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados