Workshop capacita profissionais para atuarem em cobertura jornalística

Publicado em 28/10/2024
Por Redação
Encontro preparou fotógrafos e cinegrafistas para atender veículos de imprensa

O Workshop sobre Fotojornalismo e Repórter Cinematográfico foi apresentado com sucesso em Hamamatsu. O evento contou com a participação de 15 pessoas, entre profissionais que já atuam no mercado e outras interessadas na área.

O encontro preparado pelo jornalista Silvio Mori, correspondente da TV Cultura no Japão, teve como finalidade preparar os profissionais de fotografia e vídeo na produção de reportagens online e para TV.

“A ideia surgiu em 2021 na cobertura da Olímpiadas, quando precisei de um cinegrafista para a cobertura e encontrei apenas videomakers. O cameraman para a produção de reportagem precisa entender os termos técnicos e isso são poucos que sabem”, explicou Mori.

Mori falou sobre os termos técnicos utilizados pela equipe de jornalismo e sobre assessoria de imprensa (Foto: Marcelo Hide)

O trabalho de assessoria de imprensa, que envolve fotógrafos e cinegrafistas, também foi abordado, principalmente sobre o direito de propriedade e uso de imagens, seja em vídeo ou foto.

O conteúdo de fotojornalismo foi ministrado pelo fotojornalista Henrique Arakakai do site Midiamax/Uol, que fez a explanação online, direto dos estúdios do site, considerado um dos mais acessados em Mato Grosso do Sul e no Brasil.

Henrique Arakakai ministrou sobre Fotojornalismo via webnar direto do Brasil (Foto: Marcelo Hide)

O material de aprendizado foi ampliado com a participação do fotojornalista Marcelo Hide, que atende a agência FolhaPress, Estadão e Veja. Hide passou sua experiência de como atender os grandes sites do Brasil, desde o pedido da pauta até o envio do material finalizado.

Marcelo Hide explanou sobre o Fotojornalismo do Brasil ao Japão. (Foto: Luciano Tsuda)

O tema Repórter Cinematográfico, foi apresentado por Luciano Tsuda, que há mais de 20 anos trabalha na Rede Globo. Em seu currículo, coberturas jornalísticas como terremotos, guerra e olimpíadas. Tsuda trabalhou com grandes jornalistas que foram correspondentes no Japão, como Márcio GomesRoberto Kovalick e Carlos Gil.

Luciano pontuou as técnicas de vídeo utilizadas em uma reportagem, como qualidade e tamanho de imagem, enquadramentos, a velocidade de envio das imagens e as transmissões ao vivo.

Com mais de 20 anos de experiência, Luciano Tsuda deu aula sobre Repórter Cinematográfico. (Foto: Marcelo Hide)

O Workshop serviu de base para a indicação de novos profissionais para os veículos de imprensa, principalmente para as grandes empresas.

“Sempre que há um acontecimento de grande proporção aqui no Japão ou na Ásia, as emissoras de televisão do Brasil e os grandes sites pedem indicações de profissionais, agora já temos excelentes nomes para indicar”, revelou Mori.

 O evento contou com a parceria da Universidade Cruzeiro do Sul – Polo Hamamatsu, Shigoto ME, Hiro World, Black Birds Creative Studio, Humami Restaurante e Taiyo Corporation.

Participantes do Workshop realizado na Universidade Cruzeiro do Sul - Polo Hamamatsu. (Foto: Jaime Katsuki/Javier Katsuki)

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados