No Japão, os inúmeros castelos espalhados em várias províncias são símbolos poderosos de história, cultura, e identidade nacional para os japoneses, esses locais milenares têm um significado profundo de resiliência, honra, e a habilidade de superação diante de adversidades, refletindo os valores dos samurais.
Pela primeira vez, o castelo ganhou as cores alusivas a outra nação, o verde-amarelo do Brasil.
A cidade de Hamamatsu, na província de Shizuoka, o castelo local ganhou as cores verde e amarelo em homenagem à independência do brasil. o evento comemorativo denominado "Cores do Brasil", foi uma iniciativa do Consulado do Brasil e da prefeitura da cidade, que contou também com apoio de empresas privadas. para o embaixador do Brasil em Hamamatsu, um momento único de brasilidade.
"É um momento de choque de brasilidade e de pertencimento, principalmente, para as crianças, paras os jovens e para a comunidades como um todo, que há um simbolismo da data nacional" disse o embaixador do brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia.
Com mais de 10 mil brasileiros residindo na cidade, o evento destacou mais uma vez a proximidade das autoridades locais junto à comunidade brasileira, preocupada na união entre seus moradores.
“Temos uma comunidade muito grande de brasileiros, vamos juntos construir uma cidade cada vez melhor”, disse o prefeito de Hamamatsu, Yusuke Nakano.
O Castelo de Hamamatsu foi construído originalmente no século XVI. Por 17 anos, foi a base de Ieyasu Tokugawa, responsável pela reunificação do Japão no período Edo, como fundador e primeiro líder do Xogunato Tokugawa, que governou o país de 1603 até a Restauração Meiji em 1868.
Em 1958, o castelo foi reconstruído após ter sido totalmente destruído ao longo do tempo, atualmente, o local é um ponto turístico e funciona como museu, além de parque com carpas e cerejeiras.