Congresso do crime da ONU é inaugurado em Kyoto

Publicado em 11 de abril de 2021
Por Silvio Mori

14º Congresso tem formato misto em meio à pandemia

Kyoto - Um congresso da ONU sobre prevenção ao crime foi inaugurado neste domingo (7), na cidade de Kyoto em um formato híbrido, que combina atendimento presencial com transmissão online para permitir a participação virtual em meio à pandemia de coronavírus.

Representantes de alto nível do governo abordarão uma ampla gama de questões sobre prevenção ao crime e sistema de justiça, bem como sobre como fortalecer a cooperação internacional, no 14º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, até sexta-feira (12).

Um total de 5.600 pessoas de 152 países estão participando, com cerca de 4.200 inscritas para comparecer virtualmente, disse a Organização das Nações Unidas.

A Declaração de Kyoto, um roteiro para a cooperação na prevenção do crime e justiça criminal nos próximos cinco anos, foi adotada por unanimidade pelos delegados na sessão de abertura.

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse na sessão de abertura que o Japão "desempenhará um papel de liderança" na implementação da declaração e "não poupará esforços para alcançar sociedades inclusivas, seguras e protegidas sem ninguém deixado para trás".

A abertura também contou com comentários da princesa Hisako, viúva do falecido primo do ex-imperador Akihito, que discursou no congresso em inglês.

O primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga (L) fala durante a cerimônia de abertura do 14º Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal no Centro de Conferências Internacional de Kyoto em 7 de março de 2021, com a princesa Hisako observando. 
(Foto
: Kyodo News)

O congresso do crime da ONU é a maior conferência internacional no campo da justiça criminal. Realizado a cada cinco anos desde 1955, o congresso de 2020 foi adiado por um ano devido à nova pandemia de coronavírus.

Com a participação não apenas de ministros da justiça e promotores de países membros da ONU, mas também de representantes da sociedade civil, o congresso tem como objetivo fortalecer políticas e fomentar a cooperação internacional para combater o crime organizado transnacional.

O Japão foi o primeiro país não europeu a sediar o Congresso do Crime da ONU em 1970, quando também foi realizado em Kyoto. O evento de 2021 marca o retorno do congresso à cidade do oeste do Japão depois de meio século.

O último congresso, realizado em Doha, no Catar, em 2015, teve cerca de 4.000 participantes de 150 países.

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados