Uma coleção de danças folclóricas tradicionais japonesas "Furyu-odori" foi aprovada nesta quarta-feira (21) para inclusão na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, disse um comitê do órgão cultural da ONU.
As 41 danças regionais, originárias da Idade Média, foram transmitidas de geração em geração e são executadas pelas comunidades para comemorar seus antepassados, rezar por boas colheitas ou chuvas ou buscar proteção contra desastres.
As danças de 24 das 47 províncias do Japão, incluindo o verão "Bon Odori", apresentam trajes e adereços coloridos e são acompanhadas por flautas e tambores.
O ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, divulgou um comunicado dizendo que espera que a adição de Furyu-odori à lista de patrimônios da UNESCO "leve a uma consciência pública renovada" da atratividade regional do Japão.
Ele acrescentou que continuará a fazer tudo o que puder para promovê-los para o mundo.
As danças Furyu-odori já haviam sido recomendadas ao Comitê Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura pelo painel de avaliação da organização por encorajar o diálogo regional e os intercâmbios e significar a diversidade cultural.
Eles são designados pelo governo japonês como uma importante propriedade cultural intangível.
As heranças japonesas do passado aprovadas para a lista da UNESCO com sede em Paris incluem as artes cênicas de Noh e Kabuki e o artesanato arquitetônico secular usado em estruturas com estrutura de madeira.