Um tribunal japonês sentenciou na sexta-feira (9), o renomado designer industrial Kiyoyuki Okuyama a uma pena de prisão suspensa por excesso de velocidade em outubro passado no nordeste do Japão em um modelo de carro esportivo da Ferrari cujo projeto ele criou.
O Tribunal Distrital de Yamagata deu a Okuyama, 63 anos, uma pena de prisão de quatro meses, suspensa por dois anos, por dirigir o Enzo Ferrari a uma velocidade de 128 quilômetros por hora, 88 km/h acima do limite de velocidade, em uma estrada montanhosa na província de Yamagata por volta das 10h50 do dia 1º de outubro.
Okuyama admitiu o excesso de velocidade, dizendo que queria expor o motor ao ar em movimento rápido para resfriá-lo, de acordo com seu advogado.
"O grau de excesso de velocidade era considerável e extremamente perigoso", disse o juiz Osamu Imai ao proferir a decisão, acrescentando que o prazo foi suspenso porque Okuyama admitiu a acusação.
Okuyama disse aos repórteres: "Vou garantir que isso nunca aconteça novamente e contribuirei para a sociedade. Sinto muito."
Juntamente com a Enzo Ferrari, Okuyama é conhecido por projetar a série de trem-bala E7 e o luxuoso trem-cama Train Suite Shiki-Shima.