O Brasil está vivenciando desde 2020 um “boom” no mercado de estética masculino, a harmonização facial virou febre entre os homens.
Você já deve ter ouvido falar deste tratamento, muitos artistas já aderiram ao procedimento e viraram notícias, como o cantor Mariano (Munhoz e Mariano), o DJ alok, o ginasta Diego Hypólito e recentemente o ator Reynaldo Gianecchini.
O tratamento já virou assunto nas conversas entre os brasileiros residentes no Japão e entrou na lista dos afazeres de quem está com viagem marcada para o Brasil.

O que é harmonização facial?
O dermatologista Dr. Dimitri Jorge explica que o processo estético que viralizou entre os homens é um conjunto de procedimentos realizados na face “com objetivo de deixar o rosto mais harmônico, mais belo”.
Para o procedimento é necessário a avaliação de várias regiões da face, alguns pontos tratados são:
-Aplicação de Toxina botulínica para melhora das rugas da testa e ao redor dos olhos;
-Preenchimento com ácido hialurônico das maçãs do rosto ;
-Preenchimento de olheiras ;
-Definição do contorno do rosto e mandíbula ;
- Definição e aumento do queixo;
-Aumento e correção de assimetrias dos lábios ;
-Pontos de sustentação da face;
- Correção do sorriso gengival ;
-Melhora das rugas nos cantos da boca ;
-Melhora das rugas verticais ao redor da boca ;
-Aplicação em têmporas;
-Elevação da ponta nasal , dentre outros.

De acordo com o Dr. Dimintri, cada paciente deve ser analisado individualmente por seu médico para definir quais pontos devem ser abordados.
“Não há um protocolo formatado para todos os pacientes . O tratamento é sempre individualizado”, explica.
Produtos utilizados e durabilidade
Atualmente existe uma gama muito grande de produtos no mercado, sendo a grande maioria importados .
Em média 12 a 15 meses . Após esse período da realização do procedimento deve ser feito a manutenção.
O dermatologista declara que não existe uma idade definida para iniciar esse tipo de tratamento.
“A idade vai depender da necessidade de cada paciente mas na grande maioria das vezes realizamos em indivíduos a partir dos 25 anos”, declara.
Contra-Indicações
O procedimento estético por mais simples que pareça, algumas pessoas precisam tomar um cuidado para que não haja complicações. O médico explica que algumas doenças e reações de hipersensibilidade que contra-indicam o uso de bioestimuladores de colágeno, toxina botulínico e preenchedores. O procedimento deve ser realizado por um profissional extremamente capacitado.
Valores
Uma das principais preocupações dos brasileiros que residem no Japão é sobre o valor da harmonização Facial. O dermatologista Dr. Dimitri Jorge deixa claro que não existe uma tabela ou valor fixo para esse tipo de tratamento, pois depende de cada paciente.
“O valor é extremamente variável pois depende do tipo de produto e da quantidade utilizada. Quanto melhor a qualidade dos produtos e mais produtos utilizados, mais oneroso o procedimento”, finaliza.
*Dimitri Jorge é médico dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. professor de dermatologia da faculdade de Medicina do Unifagoc. Com clínica em Belo Horizonte e Ubá.
Instargram: @dr.dimitrijorge / Site : www.dimitrijorge.com.br