Japão aumenta tarifas de trem para conter excesso de turismo

Publicado em 26 de outubro de 2023
Por Redação

O governo japonês informou que vai permitir as operadoras ferroviárias aumentem suas tarifas durante os feriados e finais de semana, como medida de controle de multidões por conta do “turismo excessivo”.

De acordo com dados do governo, o número de visitantes estrangeiros no Japão atingiu 2,18 milhões no mês de setembro, o que representa 96,1% do número de turistas em setembro de 2019, antes da pandemia.

Durante ma reunião ministerial sobre a promoção do turismo, o governo decidiu flexibilizar as regras relativas à introdução de serviços de ônibus expressos, a fim de ligar diretamente as estações ferroviárias e os pontos turísticos e aliviar os congestionamentos.

O novo pacote visa abordar as desvantagens do turismo, como o tráfego excessivo, a falta de educação de alguns turistas, a poluição e o lixo deixado em alguns locais.

O aumento das tarifas de trem

Devido o aumento das tarifas ferroviárias conforme os níveis de congestionamento, o governo pretende utilizar um sistema existente que permite aos operadores ferroviários aumentar rapidamente as tarifas, desde que os aumentos de preços não se destinem a aumentar as receitas.

O governo permite a utilização de outro sistema pelos operadores ferroviários em áreas regionais que possam aumentar as tarifas acima do limite atual, desde que tenham a permissão das autoridades locais para apresentar ao governo central.

Para facilitar a abertura de serviços de ônibus expresso que levam viajantes para pontos turísticos, o governo pretende flexibilizar as regras, permitindo que os operadores estabeleçam taxas apenas através do preenchimento de um requerimento.

No entanto, ainda não se sabe se as novas medidas serão amplamente implementadas, o que deve ser decidido pelas empresas que fazem negócios em pontos turísticos.

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados