Japão entra em estado de atenção com a chegada do Tufão Shanshan

Publicado em 27/08/2024
Por Eduardo Rodrigues

O tufão Shanshan, que avança pelo sul do arquipélago japonês, está se aproximando da ilha de Amami-Oshima, no sudoeste do país, trazendo consigo fortes chuvas e ventos violentos, alertou a Agência Meteorológica do Japão nesta terça-feira, 27.

A previsão é que o tufão, que seguia para o oeste a uma velocidade de 10 km/h às 18h de segunda-feira, possa atingir a terra na quarta-feira ou nos dias seguintes. Às 6h desta terça-feira, espera-se que Shanshan esteja a cerca de 160 km a leste-sudeste da cidade de Amami, localizada na ilha.

O centro do tufão registra uma pressão atmosférica de 980 hectopascais, com ventos de até 180 km/h, de acordo com os dados das 18h de segunda-feira.

Devido ao impacto previsto do tufão, os serviços da linha de trem-bala Tokaido Shinkansen, que opera entre Tóquio e Osaka, podem ser totalmente ou parcialmente interrompidos por três dias, a partir de quinta-feira. Linhas como Sanyo Shinkansen e Kyushu Shinkansen também poderão enfrentar interrupções similares a partir de quarta-feira.

A Agência Meteorológica alertou que as regiões do oeste do Japão e o lado do Pacífico no leste do país podem sofrer com chuvas intensas, que podem ultrapassar 300 milímetros em 24 horas. Especialmente na província de Miyazaki, na ilha de Kyushu, espera-se um volume de chuvas torrenciais superior a 500 milímetros no mesmo período.

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados