"Shogun" triunfa no Globo de Ouro com prêmios para melhor série e elenco japonês

Publicado em 07/01/2025
Por Eduardo Rodrigues

A produção aclamada pela crítica "Shogun" venceu o prêmio de Melhor Série de Drama no Globo de Ouro deste domingo, somando mais um reconhecimento após o recorde de 18 Emmys conquistados no ano passado.

O ator japonês Hiroyuki Sanada (64) levou o prêmio de Melhor Ator em Série Dramática, enquanto Anna Sawai (32) e Tadanobu Asano (51) ganharam, respectivamente, como Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante.

Discursos Memoráveis no Globo de Ouro
Sanada, reconhecido por sua atuação como Yoshii Toranaga, um senhor da guerra inspirado em Tokugawa Ieyasu, emocionou ao agradecer: "Gostaria de dizer obrigado a todos que estiveram na minha vida e me trouxeram até aqui."

Ele também incentivou jovens atores e criadores: "Sejam vocês mesmos, acreditem em si mesmos e nunca desistam."

Sanada, que também foi produtor da série, destacou o risco de produzir um drama com 70% dos diálogos em japonês, mas celebrou o sucesso da obra por "quebrar a barreira da linguagem" e abrir portas para cineastas e atores ao redor do mundo.

Anna Sawai, premiada por interpretar Toda Mariko, uma intérprete na corte samurai de Toranaga, agradeceu aos roteiristas:
"Sem o excelente roteiro deles, não seria possível dar o nosso melhor."

Tadanobu Asano, que interpretou um samurai, motivou jovens atores no Japão:
"Se eu consegui, todos vocês também podem. Persigam seus sonhos."

"Shogun": Legado e Reconhecimento
Ambientada no Japão de 1600, no final do período dos estados em guerra, "Shogun" é um remake da minissérie de 1980 baseada no romance de 1975. A versão anterior ganhou três Globos de Ouro em 1981: Melhor Drama, Melhor Atriz e Melhor Ator.

A nova versão, lançada em 2024, já fez história ao ganhar 18 Emmys, o maior número já alcançado por uma temporada de série.

Destaque brasileiro:
A atriz brasileira Fernanda Torres também brilhou no Globo de Ouro ao levar o prêmio de Melhor Atriz em Filme Dramático por "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles. Em um discurso emocionado, dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada ao Globo de Ouro há 25 anos por "Central do Brasil."

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados