Terremoto de magnitude 6,8 no Tibete deixa 95 mortos e dezenas de feridos

Publicado em 07/01/2025
Por Eduardo Rodrigues

Um poderoso terremoto de magnitude 6,8 (registrado como 7,1 pelas agências meteorológicas dos EUA e Japão) abalou a região autônoma do Tibete, sudoeste da China, nesta terça-feira (7), o número de mortos até a atualização desta matéria era de 95 mortos. O tremor ocorreu por volta das 9h05 (horário local), com epicentro no condado de Tingri, na cidade de Shigatse, nas proximidades do Monte Everest.

Segundo a Agência de Notícias Xinhua, diversas casas desabaram na área mais próxima ao epicentro. A Administração de Terremotos da China confirmou a magnitude e relatou que o terremoto teve profundidade de cerca de 10 quilômetros. A região afetada, com cerca de 60.000 habitantes, é um destino turístico famoso pela vista deslumbrante do Everest, e abriga hotéis e restaurantes.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) também registrou o tremor com magnitude 7,1, e equipes de resgates locais já foram enviadas para realizar a avaliação dos danos e iniciar os socorros.

A CCTV, emissora estatal chinesa, informou que a altitude média ao redor do epicentro é de aproximadamente 4.200 metros, tornando a região ainda mais desafiadora para as operações de resgate.

O impacto do terremoto também foi sentido na capital do Nepal, Kathmandu, onde moradores correram para fora de suas casas após serem acordados pelo tremor.

A China segue mobilizando recursos de emergência para ajudar na recuperação e resgatar vítimas dos escombros.

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados