Os esforços de resgate continuam na província de Ishikawa, principal área atingia pelo terremoto de magnitude 7,6 no dia primeiro de janeiro. A medida que as equipes de busca vasculham áreas devastadas perto do epicentro, aumenta o número de mortos, já são mais de 200, e mais 52 pessoas desaparecidas.
A polícia realizou uma busca intensiva de desaparecidos na área atingida por um incêndio perto do epicentro do terremoto na cidade de Wajima. Estima-se que o incêndio tenha queimado 50 mil metros quadrados e destruído mais de 200 edifícios.
Os esforços contínuos de socorro estão sendo prejudicados por estradas danificadas e pelas condições do tempo de inverno. Na noite de terça-feira (9), mais de 3 mil pessoas na parte norte da província ainda estavam isoladas.Muitas pessoas não têm acesso a serviços básicos.
Até a manhã desta quarta-feira (10), cerca de 15 mil famílias ainda estavam sem energia e quase 59 mil sem água.Mais de 26 mil pessoas estão hospedadas em abrigos temporários. No entanto, muitas instalações passam a sofrer com a falta de voluntários.