O grupo Toyota Motor Corp. lidera as vendas globais de automóveis no primeiro semestre de 2022, está em primeiro lugar na lista à frente da rival alemã Volkswagen AG pelo terceiro ano consecutivo, conforme dados do setor divulgados nesta quinta.feira (28).
A montadora japonesa disse que vendeu cerca de 5,14 milhões de veículos globalmente no período do relatório, incluindo aqueles vendidos pela fabricante de miniveículos do grupo Daihatsu Motor Co. , mesmo em meio a uma escassez global de chips e bloqueios de COVID-19 na China.
A queda nas vendas decorreu da redução da produção global, que caiu 3,8% para 5,10 milhões de unidades, também encolhendo pela primeira vez em dois anos, embora tenha conseguido limitar o impacto da escassez de semicondutores que atingiu as montadoras em todo o mundo.
As vendas globais da Toyota superaram as da rival Volkswagen, cujas vendas globais caíram 22,2%, para 3,88 milhões de veículos no período do relatório.
"O volume de vendas nunca foi nossa principal prioridade", disse um funcionário da Toyota após a divulgação de seus resultados. “Continuaremos a priorizar a segurança e a qualidade e nos esforçaremos para fazer carros melhores”.
Impactadas em grande parte pela escassez de peças, as vendas domésticas da Toyota caíram 18,1 por cento, para 954.173 unidades, com a produção doméstica caindo 17,7 por cento, para 1,74 milhão de unidades, já que muitos carros produzidos no Japão incorporam componentes de ponta que dependem de semicondutores.
As vendas no exterior caíram 2,8%, para 4,18 milhões de veículos, mas a produção no exterior cresceu 5,6%, para 3,35 milhões de unidades, registrando um recorde no primeiro semestre, graças à expansão da capacidade de produção na China.
As vendas globais da montadora em junho, excluindo as de Daihatsu e Hino, caíram 3,2 por cento em relação ao ano anterior, para 817.321 unidades. Sua produção global caiu 4,6%, para 793.378 carros.
Entre outras montadoras japonesas, as vendas globais da Honda Motor Co. no primeiro semestre caíram 19,5 por cento, para 1,90 milhão de unidades, em declínio na América do Norte e na Ásia.
A Nissan Motor Co. teve uma queda de 23,9% nas vendas mundiais para 1,67 milhão de veículos. Os da Suzuki Motor Corp. aumentaram 2,0% para 1,47 milhão de unidades em vendas rápidas na Índia.
As vendas globais totais das oito maiores montadoras japonesas, incluindo também Subaru Corp., Mazda Motor Corp., Mitsubishi Motors Corp. e Daihatsu, caíram 11,4 por cento no período de seis meses em relação ao ano anterior, para 11,63 milhões de unidades. Sua produção global total caiu 6,0%, para 11,56 milhões de veículos.