Festival Brasil com música sertaneja mostra integração entre brasileiros e japoneses

Publicado em 17 de julho de 2023
Por Redação

O show de encerramento do XVI Festival Brasil, organizado pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão, mostrou a força da música sertaneja entre os públicos brasileiro e japonês. O evento aconteceu nesse final de semana (15 e 16 de julho), no Parque Yoyogi, Tóquio.

A dupla sertaneja Talis&Welinton foi a grande convidada dessa festa brasileira. Na coletiva depois do show, Talis disse que viu japoneses cantando a música “Evidências”. A apresentação da dupla atendeu muitos pedidos de música dos fãs. “Foi gostoso fazer o show assim”, declarou Welinton. Entre as solicitações estavam “Convite de Casamento”, “Boate Azul”, “Galopeira”, “Pense em Mim”, “Maus Bocados”, “Ai Se Eu Te Pego”, etc.

“Já estamos ansiosos em voltar ao Japão. A música brasileira tem essa riqueza de cultura e ver japoneses cantando foi demais”, reforçou Talis, mostrando muita satisfação em realizar o show em Tóquio. A dupla sertaneja fez tour pela Europa com a falecida cantora Marília Mendonça. Em homenagem a ela, Talis&Welinton cantaram a música  “Eu Sei De Cor”. Também foi cantada a música “Aí Desgramou”, de grande sucesso da dupla sertaneja Talis&Welinton.

A dupla sertaneja teve o cuidado de selecionar a roupa para o Festival Brasil a fim de prestar homenagem ao Brasil e ao Japão. Welinton estava vestido com a camisa da seleção japonesa de futebol, com o nome Honda escrito nas costas. Talis estava vestido com a camisa da seleção brasileira.

A cantora Nayara Vanyse fez participação especial no show da dupla sertaneja.

No story do Instagram do Festival Brasil (@festival.brasil), uma brasileira compartilhou que foi ao evento pela primeira vez. Ela mora há 30 anos no Japão e estava curtindo o show sertanejo com a filha.

“O objetivo do Festival Brasil é o de promover integração entre brasileiros, japoneses e estrangeiros em geral, além de divulgar o Brasil”, salientou o presidente da Comissão Organizadora do evento, Jorge Imai. Ele agradece a todas as pessoas que compareceram no festival para fazer desse um Brazilian Day Tokyo inesquecível. A Comissão Organizadora calcula que foram cerca de 100 mil pessoas nos dois dias do evento.

No domingo pela manhã, a programação musical selecionou grupos japoneses e brasileiros que representam o forró. Ao final, todos estavam, juntos, no palco, a fim de celebrar essa união para divulgar a cultura brasileira.

HANABI

No sábado, alguns japoneses simplesmente se sentaram na frente do palco. É um costume de forrar o chão e se sentar para ver o show de fogos de artifício no Japão e o Festival Brasil ficou com esse clima tipicamente japonês.. Os fogos de artifício foram os artistas que encantaram o público com a diversidade de ritmos da música brasileira.

O cantor brasileiro KAUAN OKAMOTO foi uma das atrações de sábado. Ele também chamou a atenção da mídia japonesa. Além de cantar a música “The First”, KAUAN interpretou a música “The Next”, que ainda será lançada. Ele revelou que pretende, em breve, lançar um livro contando a história de vida dele. Ele declarou que adorou participar do show no Festival Brasil.

GASTRONOMIA

Filas se formaram tanto no sábado como no domingo para provar as delícias que as empresas prepararam para o Festival Brasil. E também para comprar produtos feitos no Brasil. Numa das empresas, por exemplo, acabou o estoque de produtos no sábado mesmo.

CAPOEIRA

Durante todo o dia de sábado e domingo, foi realizada uma extensa programação de capoeira. A roda de capoeira chamou a atenção do público que também teve oportunidade de participar do workshop. Neste ano, o mestre de capoeira Tony veio do Brasil e deu um show no palco com o Grupo Tempo Capoeira. Ele participara da apresentação do grupo japonês Misto Quente que ferveu o Parque Yoyogi em ritmo de Carnaval, com direito a passistas, mestre-sala e porta-bandeira.

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados