Governador de Okinawa pede a Suga diálogo sobre transferência de base dos EUA

Publicado em 11 de abril de 2021
Por Silvio Mori

O governador de Okinawa, Denny Tamaki, pediu na quarta-feira ao primeiro-ministro Yoshihide Suga em uma reunião em Tóquio para manter um diálogo para resolver a questão da polêmica transferência de uma base militar dos EUA dentro da prefeitura da ilha japonesa no extremo sul.

Os governos central e de Okinawa estão travando uma batalha política e legal sobre o plano do estado de transferir a US Marine Corps Air Station Futenma, localizada em uma área densamente povoada em Ginowan, embora o aterro sanitário de Nago já tenha começado.

Tamaki disse que pediu o estabelecimento de uma estrutura para negociações depois de se encontrar com Suga pela primeira vez desde que se tornou primeiro-ministro no mês passado.

Tamaki também pediu a ajuda do governo central para impulsionar a economia da prefeitura, ao que Suga respondeu que o governo cooperará totalmente, disse Tamaki.

Em uma reunião separada com o novo ministro da Defesa, Nobuo Kishi, na quarta-feira, o governador de Okinawa solicitou que o estado suspendesse o trabalho de realocação.

Okinawa, que hospeda a maior parte das instalações militares dos EUA no Japão, tem buscado persistentemente que a base seja removida da prefeitura.

O estado afirmou que o plano de transferência atual é "a única solução" para eliminar os perigos representados pela base de Futenma sem minar a dissuasão fornecida pela aliança de segurança Japão-EUA.

Fonte: Kyodo News

Sugestão de leitura

+Mais Japão Todos direitos reservados