O Japan Post Co. revelou à imprensa na quarta-feira um robô de entrega de correio autônomo, o primeiro de seu tipo em uma via pública no Japão, conforme cresce a demanda para minimizar o contato humano em meio à pandemia de coronavírus.
Usando câmeras e sensores embutidos, o robô - que tem o tamanho de uma cadeira de rodas - operou em uma calçada no bairro de Chiyoda, em Tóquio, desviando de obstáculos como postes de serviços públicos e cruzou um cruzamento com semáforos.
O robô está no meio de uma série de testes que começou em 18 de setembro e vai até o final de outubro, que o leva a viajar 700 metros de uma loja de conveniência em um hospital até um correio local em cerca de 25 minutos.

O robô DeliRo de cor vermelha desenvolvido pela ZMP Inc. é capaz de transportar embalagens pesando até 30 quilos a uma velocidade de 6 quilômetros por hora, de acordo com o Japan Post, que visa colocar os veículos autônomos de postagem em uso prático no setor fiscal 2021.
Com base nos resultados dos testes, o governo japonês vai discutir a flexibilização das regulamentações sobre robôs de entrega autônomos, que atualmente não têm permissão para rodar em estradas públicas sem monitoramento humano. O teste do DeliRo foi realizado após o Japan Post registrar o robô na polícia como um veículo.
O Japão também está intensificando sua pressão por serviços de entrega autônomos na esperança de que eles aliviem a aguda escassez de mão de obra no país que envelhece rapidamente.
Nos Estados Unidos, robôs automatizados estão sendo usados para fazer entregas em casa de coisas como remédios e mantimentos.
Com informações Kyodo News.