O grupo Japan Railways informou que quatro de suas empresas do grupo vão introduzir tarifas extras no período de pico para trens Shinkansen e serviços expressos limitados durante as estações de viagem mais movimentadas.
JR Tokai, JR West, JR Shikoku e JR Kyushu aumentarão a tarifa para assentos reservados expressos em 400 ienes para viagens de alta temporada no ano fiscal que começa em abril de 2023.
A JR East e a JR Hokkaido já introduziram este tipo de sistema tarifário.
A alta temporada inclui o período de férias da primavera conhecido como Golden Week, as férias de verão Bon, bem como os feriados de fim de ano e Ano Novo. O grupo diz que o aumento de preços visa aliviar o congestionamento.
As linhas Tokaido, Sanyo e Kyushu Shinkansen e alguns trens expressos limitados aplicarão as novas tarifas.
De acordo com a NHK, atualmente, as empresas do grupo cobram 200 ienes a mais na alta temporada e 200 ienes a menos na baixa temporada. O grupo planeja estender a baixa temporada em 25 dias por ano para incentivar as pessoas a viajar fora dos períodos de pico.
O grupo JR também planeja introduzir tarifas flutuantes para os assentos de primeira classe em "carros verdes" a partir de abril próximo.